Espetáculo integra programação do 5º Encontro de Teatro da cidade
O espetáculo musical original "Cantos de Coxia e Ribalta", da Cia. de Teatro Lusco-Fusco, fará apresentação única, gratuita, no dia 29 de abril de 2018, domingo, às 19h, no Teatro Municipal Anselmo H. Walendy, na cidade de Mauá (Grande SP), encerrando a programação cultural do 5º Encontro de Teatro de Mauá. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria 1h antes do início da apresentação.
![](https://static.wixstatic.com/media/6b4c70_6e48fd5c50dd431ea791aade181bbb4e~mv2_d_2736_1824_s_2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6b4c70_6e48fd5c50dd431ea791aade181bbb4e~mv2_d_2736_1824_s_2.jpg)
Imagem de número musical da primeira temporada do espetáculo (crédito: Allan Bravos).
O espetáculo "Cantos de Coxia e Ribalta", criado por Alef Barros e Gustavo Dittrichi, a partir do estudo de três vertentes artísticas (os personagens-tipos da commedia dell'arte, os ritmos musicais brasileiros e o teatro narrativo brasileiro) estreou sua primeira temporada em janeiro de 2018, em São Paulo. Reunindo diversos ritmos musicais, que vão do samba e bossa-nova ao jazz, o espetáculo combina a tática da narração e contação de história com os conflitos humanos - o amor, a inveja, a poesia e a arte - de forma lúdica e metafórica, a fim de envolver todos os públicos. Além de um cuidadoso aspecto visual que confere ao espetáculo um visual clássico, mas atemporal, o musical conta ainda com números de dança, incluindo sapateado.
Tanto o argumento (texto) quanto as músicas são originais. O argumento (escrito por Gustavo Dittrichi) buscou livre inspiração na obra de Luis Alberto de Abreu; em especial no texto "O Auto da Paixão e da Alegria". A linguagem cênica tem inspiração no musical "Godspell", de Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak. Já a música (escrita por Alef Barros, e em parte composta por ele) buscou referências na obra musical de Chico Buarque; nas composições de Baden Powell com Toquinho, em especial nos seus estudos e releituras dos cantos de terreiro e umbanda; e na bossa-nova em geral.
Para esta apresentação única, o elenco será composto por Gustavo Dittrichi (como o Poeta), Marco De Laet (como o Músico), Carolina Silveira (como a Jovem Atriz), Rodolfo Mozer (como o Dono da Cia.), Beatriz Belintani e Isabela Costa (no Elenco de apoio/Ensemble). Os destaques ficam por conta da atriz Lais Helena, que já integrava o elenco do espetáculo na primeira temporada, e assume o papel da Primadonna; e do ator Lucas Sansi, no papel do Jovem Ator, e que entra para integrar o elenco para as próximas temporadas.
![](https://static.wixstatic.com/media/6b4c70_0c39a9ba8d1e4ee18371d16431637917~mv2_d_1920_1272_s_2.jpg/v1/fill/w_980,h_649,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/6b4c70_0c39a9ba8d1e4ee18371d16431637917~mv2_d_1920_1272_s_2.jpg)
Lais Helena (foto) assume o papel da Primadonna nesta apresentação (crédito: Gustavo Zoppello).
O espetáculo tem patrocínio da Só Dança; apoio da ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Imirim), da Poiesis, das Fábricas de Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo. A produção e realização é da Lusco-Fusco Produções Artísticas.
Sinopse do espetáculo Sob os sussurros da coxia e as luzes de ribalta, um grupo de atores se reúne para contar uma história. Entre o corre-vida e as chegadas e partidas dos trilhos de uma estação de trem, o público é apresentado a uma trupe de teatro em crise financeira, que corre o risco de ter seu teatro tomado por conta da especulação imobiliária. Um Poeta então é encarregado de criar uma grande obra teatral a fim de trazer de volta aos artistas os tempos áureos: é a última chance do Teatro sobreviver. Neste cenário, personagens tipificados, inspirados pelos tipos commedia dell'arte - o Dono da Cia., um Poeta, um Músico, uma Primadonna, um Jovem Ator sonhador e uma linda e ambiciosa Jovem Atriz - passam a viver seus próprios conflitos, que misturam-se com a própria história da peça que estão montando. Enquanto tentam contar a história, a realidade mistura-se com a ficção até que se tornem uma coisa só. A abordagem poética da paixão, da desilusão, da entrega, da inveja e competição, da morte e, sobretudo, da sensação de estar sempre tentando permanecer "de pé" e superar os obstáculos impostos pelo destino - sensação tão comum ao Teatro e também à vida cotidiana - são os ingredientes para mover o espetáculo.
Sobre o 5º Encontro de Teatro de Mauá Abordando este ano o tema "Caminhos e Perspectivas da Cena", o encontro acontece entre 26 e 29 de abril e reúne espetáculos que contemplam linguagens artísticas e estéticas diversas, possibilitando a troca de experiências e a discussão do papel do teatro na cidade. O encontro realizará também workshops, palestras e mesa de debates que complementam os conteúdos didáticos e pedagógicos trabalhados no projeto de formação cultural oferecido pelas Oficinas Culturais de Mauá. Para conhecer a programação completa, acesse: www.maua.sp.gov.br
SERVIÇO Cantos de Coxia e Ribalta APRESENTAÇÃO ÚNICA: 29 de abril de 2018 (domingo), às 19h. Ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria 1h antes do início do espetáculo. Sujeito à lotação, é recomendável chegar com antecedência para garantir o ingresso. Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy (Rua Gabriel Marques, s/nº - Centro, Mauá, SP). Capacidade: 537 lugares. - Possui estacionamento próprio e é adaptado para acessibilidade. Outras informações pelo site do espetáculo: www.cantosdecoxiaeribalta.com.br