• Teatro Lusco-Fusco

Conheça o elenco de ‘BRUXAS DE AVALON’

Atualizado: há 1 dia

Novo espetáculo da Cia. Lusco-Fusco estreia em 2023

Arthur Tardioli, Julianna Bellangero, Carol Silveira, Carolina Miranda, Thauan Fidelis, Raphael Belmonte, Katt Faleiro, Lilian Prado, Christiane Calderón e Diego Bonfim integram o elenco protagonista de 'BRUXAS DE AVALON'.
Arthur Tardioli, Julianna Bellangero, Carol Silveira, Carolina Miranda, Thauan Fidelis, Raphael Belmonte, Katt Faleiro, Lilian Prado, Christiane Calderón e Diego Bonfim integram o elenco protagonista de 'BRUXAS DE AVALON'.

A Cia. de Teatro Lusco-Fusco apresenta o elenco de ‘BRUXAS DE AVALON’, seu novo espetáculo que reconta a épica lenda do Rei Arthur de uma maneira original, através do ponto de vista das mulheres que moldaram o seu destino. Diferentemente das lendas tradicionais, que são contadas por uma ótica cristã e masculina, esta versão dá o protagonismo a Avalon e à religião matriarcal da Deusa-Mãe, um dos cultos pagãos mais antigos do mundo. Dessa forma, as protagonistas do espetáculo são duas: Morgana, meia-irmã do Rei Arthur, que na maioria das lendas é retratada como a vilã, e aqui ganha contornos trágicos como uma poderosa sacerdotisa de Avalon, e será vivida pela atriz Lilian Prado; e Gwenhwyfar, a esposa do Rei Arthur, que antagoniza como pólo oposto de Morgana ao representar os valores patriarcais do cristianismo, e será vivida pela atriz Carol Silveira.


O elenco de protagonistas ainda inclui: Thauan Fidelis que dará vida ao lendário Rei Arthur; Diego Bonfim como Lancelote, o mais famoso cavaleiro da Távola Redonda; Christiane Calderon como Viviane, a Grã-Sacerdotisa de Avalon e poderosa Dama do Lago; Julianna Bellangero como Igraine, mãe do Rei Arthur e de Morgana; Katt Faleiro como Morgause, tia de Arthur; Raphael Belmonte como Gwydion, famoso nas lendas arturianas pelo nome de Mordred; Arthur Tardioli como o Bispo Patrício e Carolina Miranda como A Deusa.


O elenco coadjuvante ainda inclui os atores: João Rostand como Accolon; Gustavo Dittrichi como Kevin, o Bardo; Janaina Alves como as personagens Elaine e Nimue; Paulo Alves como Taliesin, o Merlim da Britânia; Joice Reiss como Niniane; Pablo Sebastian como Balim; Lara Andrade como Raven; Paulo Wenceslau como o duque Gorlois da Cornualha; Tomás Vasconcelos como Lot de Orkney, o Rei do Norte; Mike Albuquerque como o cavaleiro Gawaine; Rosana Meirelles como Príscila e Angel Takeda como a Rainha-das-Fadas. Completam ainda o elenco Julianna Chiaves, Marina Menezes e Mateus Torres.


Nos próximos dias, mais fotos e detalhes sobre o elenco serão divulgados nas redes sociais da Cia. de Teatro Lusco-Fusco.


SOBRE O ESPETÁCULO

‘BRUXAS DE AVALON’ aborda os conflitos religiosos e de poder na época em que o cristianismo sufocou e suplantou as antigas religiões em busca de ampliar sua influência política. Entre os temas abordados estão o conflito entre paganismo e cristianismo; o papel da mulher - sua força, complexidade e vasto universo, que normalmente são ignorados nas narrativas históricas - as consequências dos casamentos arranjados; o machismo que uma sociedade agora patriarcal, apoiada pelas religiões cristãs, exerce sobre as mulheres; o choque de culturas e poderio dos sexos; e os simbolismos de insígnias sagradas como a Excalibur e o Santo Graal.


Desta maneira, as “bruxas” que intitulam o espetáculo dizem respeito não somente às poderosas feiticeiras de Avalon, mas também à condição feminina imposta por uma sociedade que aprisiona as mulheres em conceitos machistas e religiosos-patriarcais.


‘BRUXAS DE AVALON’ é um texto original de Carol Silveira e Gustavo Dittrichi, inspirado livremente pelos livros “As Brumas de Avalon” de M. Z. Bradley e por diversas lendas do ciclo arturiano e da Matéria da Bretanha; e se apropria do conceito do protagonismo feminino e da ótica da bruxaria para recriar as histórias e seus personagens.


Criada através de processo de pesquisa teatral pela Cia. de Teatro Lusco-Fusco e com produção da Lusco-Fusco Produções Artísticas, o espetáculo estreará em formato de duologia: dividido em duas peças, Parte Um: Ascensão e Parte Dois: Queda, que estrearão simultaneamente em 2023, permitindo ao público que assista às duas partes, que estarão em cartaz na mesma temporada.


SINOPSE DO ESPETÁCULO:

Das forças que emanam da ilha sagrada de Avalon, surge uma profecia: Igraine deverá dar à luz ao futuro Grande Rei que unificará a Britânia. Arthur, o mítico rei prometido, dá lugar ao protagonismo de suas mulheres: Viviane, a poderosa Dama do Lago; Gwenhwyfar, sua futura esposa; Morgause, irmã de sua mãe; e Morgana, sua meia-irmã, que na maioria das lendas é retratada como a vilã, e aqui ganha contornos trágicos como a poderosa sacerdotisa e sucessora ao posto de Senhora de Avalon.

166 visualizações0 comentário