top of page
  • Foto do escritorTeatro Lusco-Fusco

‘BRUXAS DE AVALON’ é o novo espetáculo da Cia. Lusco-Fusco; inscrições para elenco estão abertas

Atualizado: 2 de mai. de 2023


Peça aborda a lenda do Rei Arthur com protagonismo e ponto de vista feminino


A épica lenda do Rei Arthur será recontada de uma maneira original, através do ponto de vista das mulheres que moldaram o seu destino, no espetáculo ‘BRUXAS DE AVALON’, a nova produção da Cia. de Teatro Lusco-Fusco e da Lusco-Fusco Produções Artísticas. Diferentemente das lendas tradicionais, que são contadas por uma ótica cristã e masculina, esta versão dá o protagonismo a Avalon e à religião matriarcal da Deusa-Mãe, um dos cultos pagãos mais antigos do mundo.


O espetáculo abordará os conflitos religiosos e de poder na época em que o cristianismo sufocou e suplantou as antigas religiões em busca de ampliar sua influência política. Entre os temas abordados estão o conflito entre paganismo e cristianismo; o papel da mulher - sua força, complexidade e vasto universo, que normalmente são ignorados nas narrativas históricas - as consequências dos casamentos arranjados; o machismo que uma sociedade agora patriarcal, apoiada pelas religiões cristãs, exerce sobre as mulheres; o choque de culturas e poderio dos sexos; e os simbolismos de insígnias sagradas como a Excalibur e o Santo Graal.


Desta maneira, as “bruxas” que intitulam o espetáculo dizem respeito não somente às poderosas feiticeiras de Avalon, mas também à condição feminina imposta por uma sociedade que aprisiona as mulheres em conceitos machistas e religiosos-patriarcais.


Com dramaturgia inspirada livremente pelos livros “As Brumas de Avalon”, de M. Z. Bradley, e por diversas lendas do ciclo arturiano e da Matéria da Bretanha, o projeto se apropria do conceito do protagonismo feminino e da ótica da bruxaria para recriar as histórias e seus personagens, com roteiro assinado por Carol Silveira e Gustavo Dittrichi.


Produzido através de um processo de pesquisa teatral pela Cia. de Teatro Lusco-Fusco, o espetáculo foi concebido para ser uma duologia (dividido em duas peças, dois volumes), que contará a Ascensão e a Queda do Rei Arthur, e deverá estrear a partir de 2022.


SINOPSE DO ESPETÁCULO:

Das forças que emanam da ilha sagrada de Avalon, surge uma profecia: Igraine deverá dar à luz ao futuro Grande Rei que unificará a Britânia. Arthur, o mítico rei prometido, dá lugar ao protagonismo de suas mulheres: Viviane, a poderosa Dama do Lago; Gwenhwyfar, sua futura esposa; Morgause, irmã de sua mãe; e Morgana, sua meia-irmã, que na maioria das lendas é retratada como a vilã, e aqui ganha contornos trágicos como a poderosa sacerdotisa e sucessora ao posto de Senhora de Avalon.


INSCRIÇÕES PARA ELENCO: BUSCA-SE ATORES E ATRIZES

Estão abertas inscrições para atores e atrizes que desejam participar do elenco do projeto. Produzido através de um processo de pesquisa teatral pela Cia. de Teatro Lusco-Fusco, começou em março de 2020, com ensaios e estudos acontecendo de forma online (devido à pandemia). Através das videoconferências, os artistas promoveram sua pesquisa e experimentação através de trabalhos "de mesa", com pesquisas, leituras dramáticas e discussões sobre o texto. Agora, com a vacinação, está prevista a retomada das atividades presenciais e início dos ensaios presenciais coincidindo com a vacinação de seu elenco.


As atuais inscrições visam preencher ‘plots’ e personagens ainda em aberto, bem como substituições. Todos os perfis, gêneros, idades (inclusive artistas-mirins), etnias, cores e biotipos são bem-vindos no processo de inscrição.


Os requisitos para participar das audições são:

  • Residir em São Paulo ou ter disponibilidade para futuros ensaios presenciais na zona norte de São Paulo (região do Imirim), aos finais de semana;

  • Ter disponibilidade para encontros virtuais (por videoconferência) às quartas (19h-21h);

  • Ter senso crítico e sensibilidade quanto aos temas tratados, sobretudo religiosos, de forma que não fira suas próprias convicções ou práticas religiosas.


Para se inscrever e ter acesso a outras informações, basta acessar o site do espetáculo clicando aqui, ou pelo endereço: https://avalon.teatroluscofusco.com

311 visualizações0 comentário
bottom of page